Fone e WhatsApp: (51) 9696 2506 - (vivo) Psicóloga em Porto Alegre. Atendimento de psicoterapia de Casal, Família, Adolescente, Adulto e Idoso. Formada pela PUCRS e com Pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica durante 4 anos no Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre - CEP de PA.
Psicólogo, Psicanalista e Psiquiatra você sabe qual é a diferença ?
Para ser um profissional da psicologia, a pessoa interessada deve cursar uma faculdade de psicologia (com duração de 5 anos). Durante o curso, estudamos diversas matérias e disciplinas, inclusive psicofarmacologia, ou seja, os principais remédios psiquiátricos e sua ação no organismo. Mas, mesmo tendo este conhecimento, não podemos receitar nenhum tipo de remédio para nossos pacientes. Esta função cabe somente aos profissionais que se formaram em medicina e fizeram especialização em psiquiatria.
Estudamos diversas abordagens que podem ser utilizadas no consultório e na clínica. Entre estas abordagens, podemos encontrar a psicanálise. A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud e é, além de uma técnica muito útil para tratar diversos sintomas, problemas e dificuldades mentais e emocionais, uma importante teoria sobre o ser humano, que teve influência em diversas outras áreas, como a antropologia, filosofia, letras Psiquiatria.
A psiquiatria é uma especialidade da medicina. Para ser um profissional da psiquiatria, a pessoa deve cursar 6 anos de faculdade de medicina e, após este período, realizar a especialização em psiquiatria (geralmente em 4 anos). Após a conclusão, o profissional estará habilitado a receitar medicamentos para os pacientes que sofrem de determinados problemas mentais, que vão desde problemas simples como insônia e ansiedade até os pacientes com transtornos mais graves, como esquizofrenia.
Psicanálise
Para se tornar um psicanalista, existem basicamente duas formas. A forma mais completa é realizar um curso em uma instituição de formação analítica que tem duração mínima de 4 anos com seminários teóricos, supervisão clínica e análise pessoal.Existem também diversas linhas da psicanálise e isto se reflete na existência de instituições diferentes.
A Análise é um método de investigação dos processos mentais que, de outra forma, são praticamente inacessíveis o tratamento de distúrbios neuróticos.
E ainda fica uma pergunta a ser respondida – como escolher o melhor profissional para se tratar?
Bem, se você avalia que existe a necessidade de medicação ou se o seu médico lhe orientou a tomar um determinado medicamento psiquiátrico, busque um psiquiatra.
Se você deseja entender melhor os seus problemas e encontrar formas para mudar, escolha um profissional da psicologia e lhe pergunte em qual abordagem ele se especializou. Você poderá procurar por informações sobre aquela abordagem e, depois de conhecer melhor, poderá avaliar se você se sente bem com a abordagem ou não. Um bom profissional sabe fazer uma boa avaliação e uma correta indicação de tratamento.
Se você quer realizar um profundo processo de auto-conhecimento, sugiro a procura de um psicanalista. Mas como disse acima, um psicanalista também pode ser psicólogo, de forma que você pode também procurar um psicólogo que se especializou em psicanálise.
O mais importante é procurar um bom profissional para avaliar que tipo de problema você está vivenciando no momento, se é necessário o uso de algum medicamento, se sim, também avaliar se este medicamento está lhe ajudando ou não. Também é de extrema importância avaliar se a terapia com um psicólogo ou psicanalista está trazendo resultados e crescimento pessoal e, por fim, se você se sente bem e confia naquela profissional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário